Antiga Estação Ferroviária

Na época, Vassouras contava com transportes em bondes de tração animal, que fazia o percurso: Rua Bonita (Rua Caetano Furquim), Largo do Cemitério da Conceição (Praça Cristóvão Correa e Castro), Rua Direita (Rua Barão de Massambará), Beco do Tenente Souza (Rua Ana Jesuína), Rua das Flores (Rua Visconde de Cananéia) e Rua do Comércio (atual Rua Barão de Vassouras - passando pela Praça Barão do Campo Belo), seguindo então para a Estrada do Rio das Mortes até a localidade hoje conhecida como Barão de Vassouras, onde podia-se embarcar nos trens da Estrada de Ferro Dom Pedro II.

Já em Em 1883, passou a contar com um ramal de ferrovia, passando por dentro da vila, que ligava a cidade à atual estação de Barão de Vassouras, na linha da Estrada de Ferro Central do Brasil. Dessa forma, fora construído no centro da cidade a estação da Ferro Carril Vassourense.

Dez anos depois disso, Vassouras ganhava uma linha férrea por trem da Central do Brasil e também sua estação, com uma das mais belas arquiteturas do País. Inaugurada em 1914, por algum tempo teve o nome de Cidade de Vassouras, tendo, em 1925, seu nome alterado para Barão de Vassouras. A outra estação que já tinha esse nome, passou a se chamar Estação Caetano Furquim.

Com a chegada do trem à região, Vassouras acabou perdendo um pouco do movimento, pois deixou de receber a presença de tropeiros e caixeiros, uma vez que o transporte do café passou a ser realizado por trem.

Por volta de 1964, o ramal foi partido em dois e Vassouras passou a ser estação terminal do trecho atendido agora pela Leopoldina, vindo de Governador Portela. Foi desativada a ligação com Barão de Vassouras e o resto do ramal para Jacutinga.

A estação foi fechada em 1970, com a supressão desse trecho do ramal. Há informações que o último trem de passageiros deixou a estação em 30/11/1970.

Atualmente, abriga departamentos administrativos da Fundação Educacional Severino Sombra (Universidade de Vassouras), o Memorial do Trem (pequeno museu com peças de trens, calculadoras, carimbos e equipamentos usados pelos ferroviários da época) e o Centro de Atendimento ao Turista, onde ainda é possível vislumbrar uma locomotiva maria fumaça de época.

Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_rj_auxiliar_ramais/vassouras.htm

 

Endereço: Rua Barão do Amparo - Centro

Compartilhe essa página

© Copyright 2020 - VisiteVassouras.com.br - All Rights Reserved.

Built with Mobirise website software